A Anvisa emitiu um alerta sobre o risco de reativação do vírus da hepatite B (HBV) em pacientes que usam secuquinumabe (Cosentyx®), um imunossupressor para diversas condições.
Esse risco foi identificado pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) no período pós-comercialização, levando a Anvisa a incluir uma nova advertência na bula do medicamento.
Recomendações Importantes
- Antes do tratamento: Pacientes devem ser testados para infecção por HBV. O medicamento não deve ser usado por quem tem hepatite B ativa.
- Para pacientes com sorologia positiva: É recomendado o monitoramento contínuo (clínico e laboratorial) durante todo o tratamento para detectar precocemente a reativação viral.
- Em caso de reativação: A interrupção do tratamento com secuquinumabe deve ser considerada, e o paciente deve receber tratamento conforme as diretrizes médicas para hepatite B.
- Profissionais de saúde: Devem consultar um especialista em hepatologia para pacientes com sorologia positiva e relatar quaisquer eventos adversos ou casos de reativação do HBV no sistema VigiMed.
- Pacientes: Devem informar ao médico ou farmacêutico sobre tratamentos para infecções ou histórico de hepatite B.
A Anvisa ressalta que, apesar das pesquisas, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos, especialmente porque o secuquinumabe tem novas indicações terapêuticas no Brasil.