Entre maio e setembro de 2025, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em parceria com a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), realiza uma série de seminários que visam fortalecer a articulação entre o MPPE e os órgãos que compõem o Sistema Estadual de Vigilância Sanitária (Sevisa).
Com foco na troca de experiências e no alinhamento de estratégias para a promoção da saúde pública, os encontros estão sendo realizados nas quatro macrorregiões de saúde do Estado. A primeira edição aconteceu nos dias 29 e 30 de maio, na II Macrorregião, em Caruaru, reunindo promotores de Justiça, técnicos da Apevisa e representantes das vigilâncias sanitárias municipais no auditório do Centro Universitário Tabosa de Almeida.
A abertura contou com a presença da promotora de justiça e coordenadora do Centro de Apoio de Defesa da Saúde (CAO Saúde) do MPPE, Helena Capela, das promotoras de Justiça Liliane da Fonseca e Sophia Wolfovitch e da diretora geral da Apevisa, Karla Baeta, que ministrou a palestra “Atribuições legais dos entes do Sevisa-PE no âmbito da Vigilância Sanitária”. A programação do evento incluiu ainda debates e apresentações técnicas voltadas às demandas mais recorrentes enfrentadas pelos municípios.
As próximas edições estão programadas para as seguintes datas e locais:
-
03 e 04 de julho – Petrolina (IV macrorregião)
-
28 e 29 de agosto – Serra Talhada (III macrorregião)
-
25 e 26 de setembro – Recife (I macrorregião)
Os interessados em participar do evento, devem realizar as inscrições por meio do site oficial do MPPE (https://portal.mppe.mp.br), próximo às datas dos eventos.


