A Anvisa emitiu um alerta sobre um evento adverso muito raro, mas grave, associado a medicamentos que contêm semaglutida (como Ozempic®, Rybelsus® e Wegovy®): a neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica (Noiana), que pode causar perda repentina da visão.
Essa decisão veio após a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) identificar a Noiana como um possível efeito adverso. No Brasil, o sistema VigiMed já registrou 52 suspeitas de distúrbios oculares relacionados à semaglutida.
A Noiana é uma condição que pode ser irreversível e exige atenção médica imediata. Profissionais de saúde devem alertar os pacientes sobre esse risco e orientá-los a procurar ajuda médica caso apresentem sintomas como perda ou piora rápida da visão. Se a Noiana for confirmada, o tratamento com semaglutida deve ser interrompido.
A partir de 23 de junho de 2025, a compra de medicamentos com semaglutida exigirá retenção da receita médica. A Anvisa reforça a importância de notificar qualquer evento adverso no sistema VigiMed para contribuir com a segurança dos medicamentos no país.
Fonte: Anvisa